top of page

3 especialistas em bem-estar ensinam como acordar feliz



Alguns de nós adoram as manhãs, outros nem tanto. Independentemente de qual lado você se enquadra, veja como acordar melhor, mais feliz e mais saudável.

Você já reparou como um bebê acorda? Alongamentos suaves, respirações lentas e profundas, abertura suave dos olhos e absorção de tudo o que está acontecendo ao seu redor.


Um ritual natural e pacífico que, à medida que envelhecemos, tornou-se apressado e foi substituído por telas de telefone e pensamentos acelerados antes mesmo dos nossos olhos se abrirem.


Deve haver uma razão (ou múltiplas razões) pela qual não acordamos tão felizes e revigorados como gostaríamos. E, vamos ser sinceros, não se proclamar uma pessoa matinal não é uma desculpa boa o suficiente para defender o seu rosto cansado pela manhã. Sim, nada de conversa antes do café da manhã é uma regra que não deve ser quebrada, mas estamos falando da sensação geral de melancolia, baixa energia ou letargia com a qual acordamos às vezes, em vez de nos sentirmos bem descansados e rejuvenescidos.


Mas, há quem diga que com alguns hábitos simples, fazendo mudanças conscientes em nossa rotina diária e entendendo nossa anatomia e mente, podemos acordar tranquilos, felizes e como um bebê – em paz.


Perguntamos a especialistas em bem-estar como podemos melhorar nossas manhãs, acordar mais felizes e não nos sentirmos desanimados no início de um novo dia. Aqui está o conselho deles: Faça da yoga uma prática matinal

“Uma abordagem yogue para o seu dia é a melhor maneira de acordar feliz”, diz Kaavita Das, fundadora da The Pink Lotus Academia, uma plataforma de ensino focada em yoga. Comece com uma respiração na cama, ela acrescenta: “acorde, sente-se e faça cinco minutos de respiração consciente”, isso significa observar suas inalações e exalações enquanto elas sobem do umbigo até a garganta e descem.


Ela recomenda começar sua manhã com os seguintes asanas (no sol e ao ar livre, se possível) e terminar com anulom-vilom (a técnica de respiração que dá um boost na imunidade) para realmente despertar sua mente e corpo. Vajrasana: Realizar vajrasana ajuda nosso sistema digestivo de várias maneiras. É uma postura que obstrui o fluxo sanguíneo para as pernas e coxas e o aumenta na área do estômago, melhorando assim os movimentos intestinais e aliviando a constipação.


Bhadrasana / Baddha Konasana: Este asana melhora a postura e a concentração, além de manter a mente focada e relaxada. Bhadrasana é bom para aqueles que acham difícil sentar em uma postura mais clássica como Padmasana e Vajrasana.


Gato-vaca: Pratique este asana para trazer o flow do movimento de volta para o seu corpo. Essa postura também permite liberar calor e abrir seus centros de energia, regulando a temperatura do corpo.


Balasana: Este alongamento suave para as costas, quadris, coxas e tornozelos alivia o estresse acumulado no corpo e o prepara para atuar ao longo do dia.


Sincronize com seu ritmo circadiano

Nosso corpo tem um relógio interno que envia sinais para nos lembrar quando precisamos acordar e quando precisamos dormir. Muitas vezes ignoramos ele. “O trabalho e a vida social de acordo com o ritmo circadiano são algumas das maneiras mais eficazes de acordar feliz”, diz Kanchan Rai, coach de bem-estar emocional e mental e fundador da Let Us Talk. “Se você encontrar sua fase circadiana do sono fora de sincronia, você pode mudar sua vida social para combinar com o ritmo ou alterá-la para combinar com sua vida social”, acrescenta ela.


Siga uma rotina calma antes de dormir para relaxar

Ter uma rotina na hora de dormir traz disciplina para o seu dia, “se não houver uma rotina na hora de dormir, pode se tornar fácil para nós estender nossas horas de trabalho, ficar engajados em gadgets e tecnologias até dormirmos e não ter limites claros entre as nossas responsabilidades e a nossa vida pessoal”, diz Luke Coutinho, coach de lifestyle holístico, medicina integrativa e fundador da YouCare.


“Para que nosso corpo adormeça, é necessário mudar seu estado de uma fase simpática para uma fase parassimpática. E é aí que os rituais noturnos são úteis.”

Adote rituais simples, mas impactantes, como fazer sua última refeição do dia pelo menos duas horas antes de dormir, diminuir as luzes após o pôr do sol, ficar longe de gadgets uma hora antes de dormir e usar esse tempo para organizar seu dia seguinte – uma lista de tarefas básica.


Meditação, banhos quentes e chás calmantes, praticar a gratidão e ler um livro antes de dormir levarão sua mente e corpo a um estado de solidão e, assim, proporcionarão um sono profundo.


Faça sua própria rotina matinal

Como você acorda define o tom para o resto do dia. Elabore sua própria rotina matinal – seja meditando ou caminhando ao ar livre, praticando saudações ao sol, jardinagem ou simplesmente bebendo água morna.


Coutinho sugere esperar 3 horas antes da primeira xícara de café ou chá e acredita no poder de definir uma intenção para o dia – “tudo começa com você decidindo ser feliz”, acrescenta. O que quer que você planeje fazer, dê um passo de cada vez. Seja fácil consigo mesmo. “Não se force a se levantar, se preparar e começar. Não fique pensando no dia em sua totalidade. Torne as coisas simples. Abrace as coisas ao seu redor. Isso pode incluir fazer uma xícara de chá, dar um passeio matinal, alimentar seu animal de estimação ou tomar um banho para se refrescar”, diz Rai.


Coma com atenção, antes do pôr do sol e depois do nascer do sol

Sabemos que alimentos açucarados e processados, chocolate e cafeína, alimentos gordurosos, picantes e álcool são o pior pesadelo do nosso ciclo de sono.


Mas é igualmente importante estar atento ao que consumimos e acordar nosso corpo pela manhã. “Com a depressão matinal, muitas vezes tendemos a comer tudo o que colocamos em nossas mãos, o que resulta em níveis reduzidos de açúcar no sangue e piora os sintomas”, diz Rai.


“Portanto, é importante comer um café da manhã nutritivo com alimentos integrais para levar nosso corpo a um nível em que ele possa funcionar com mais eficiência”.


Um pequeno café da manhã saudável irá tirar o cansaço, a prostração e dar mais energia para encarar o dia.


Não deixe seu alarme causar inércia do sono

Você acha que sua música favorita da Dua Lipa tocada para você todas as manhãs seria uma boa maneira de acordar de bom humor.


Mas alarmes altos e estridentes que causam um súbito choque de vigília podem levar a um aumento de cortisol e adrenalina, o que pode chocar o coração e interromper os ciclos naturais, de acordo com Coutinho.


Em vez disso, defina sons serenos da natureza, canto de pássaros ou cachoeira como seu despertador. E por mais difícil que possa parecer, estabeleça um horário fixo para dormir e acordar, mesmo nos finais de semana.


Dê tempo ao seu corpo para aceitar essa consistência e ele deixará de resistir.


fonte: https://vogue.globo.com/Wellness/noticia/2022/02/3-especialistas-em-bem-estar-ensinam-como-acordar-feliz.html




bottom of page