top of page

Cafeína faz mal para a saúde?


Como conversamos em muitos outros artigos em nosso blog, tudo que consumido em excesso faz mal para a saúde e isso não seria diferente com a cafeína. Além disso, ingerir muita cafeína pode provocar sintomas como dor de estômago, tremores e até mesmo insônia.

A dose máxima de cafeína recomendada por dia é de 400 mg, o que equivale a beber 600 ml de café expresso.

Lembre-se que é preciso ter cuidado. Afinal, existem variados tipos de produtos que contém como ingrediente a cafeína.

Mas o que é cafeína?

A cafeína é um composto químico, ou seja, uma substância alcaloide, psicoativa que pertence ao grupo das xantinas e pode ser encontrada em diversas plantas. Além disso, é constituído na forma de um pó branco, solúvel em água quente, não tem cheiro e o sabor é bem amargo.

A cafeína é a que mais atua sobre o sistema nervoso central ativando e aumentando a energia e acelerando o metabolismo, como também atua no sistema digestivo, sistema imunológico e sistema respiratório.

Parece clichê, mas lembre-se que deve consumir com moderação, devido aos seus efeitos para o organismo.

Quais os benefícios e malefícios?

Bom, talvez você ainda pode ter ficado em dúvida se a cafeína faz bem ou mal para o nosso organismo, por isso separamos alguns benefícios e malefícios. Assim, você poderá visualizar melhor os seus efeitos em seu corpo.

  • 1- Traz boas sensações

O uso da cafeína pode gerar excitação, desencadear estado de alerta, pode melhorar o humor, a memória e também aumentar a sensação de bem-estar.

  • 2- Ações antioxidantes e anti-inflamatórias

Ela possui essa ação pois interfere no estado redox e inflamatório celular de forma dose-dependente.

  • 3- Reduz doenças crônicas

Você já sabe que a cafeína tem ação sobre o nosso sistema nervoso central, mas além disso, ela atua também em tecidos periféricos como coração, músculo esquelético e adipócitos. Porém, ainda suas ações são desconhecidas e controversas.

  • 4- Auxilia na atividade física

Muitos praticantes de atividades físicas usam a cafeína como um recurso ergogênico, pois suas ações proporcionam uma melhora no desempenho físico.

Agora você deve estar se perguntando, “cadê os malefícios?”

É importante saber que existe uma dose recomendada de até 6 mg/kg ao dia de cafeína. Isso porque, em doses mais elevadas pode ocasionar problemas na saúde do coração, como arritmias cardíacas, fibrilação arterial, aumento da pressão arterial, nervosismo, tremores, agitação, insônia e também desconfortos gastrointestinais como refluxo esofágico e aumento do trânsito intestinal.

Quais os efeitos da cafeína?

Você já deve saber que a cafeína é responsável por dar mais energia e, por isso, sempre é recomendado não ingerir a noite. Isso porque, ela inibe a ação da adenosina e em média a cafeína se mantém no organismo de 4 a 6 horas, ou seja, pode atrapalhar na hora do sono.

Além disso, os alimentos que contêm cafeína são absorvidos pelo intestino delgado e metabolizados pelo fígado e em poucos minutos a substância está presente em todos os órgãos do nosso corpo através da corrente sanguínea.

Os efeitos como aceleração dos batimentos cardíacos, estímulo ao cérebro, aumento de fluxo urinário e a produção de ácido digestivo são de curto prazo.

Sabe aquela sensação de revigoramento? Isso é possível sentir quando consumimos cafeína, porque ela relaxa os músculos que controlam os vasos sanguíneos e as vias respiratórias o que também ajuda diminuir temporariamente a fadiga, a sensação de torpor e o sono.

Quando consumimos por tempo prolongado e regularmente, o organismo passa a desenvolver certa tolerância aos seus efeitos.

Pessoas acostumadas a consumir regularmente, quando ficam com abstinência do produto por um período razoável podem sentir dores de cabeça, irritação, entre outros sintomas.

Além disso, não é recomendável o consumo desses produtos para pessoas que apresentam problemas cardíacos, pois ela pode provocar palpitações e até arritmias no coração.

Mas a cafeína também tem efeitos positivos no organismo, como o aumento temporário da capacidade mental e da concentração. Por isso é muito utilizada por estudantes e, consequentemente, pelos seus efeitos acaba virando um vício.

Mas seus efeitos não param por aqui. Ela também pode melhorar o desempenho físico, aumentando a força e resistência. Por isso é muito comum encontrar esse ingrediente em suplementos alimentares a fim de auxiliar as pessoas a terem um melhor desempenho em exercícios de alta intensidade.

Que alimentos contêm cafeína?

Em quase tudo é possível encontrar cafeína, seja no próprio café, em remédios, bebidas energéticas, refrigerantes, suplementos alimentares, receitas como bolo e torta. Até em chás e no famoso chimarrão.

A erva-mate e o guaraná, por exemplo, são algumas plantas mais utilizadas para obter os efeitos, isso porque são plantas que contêm em suas propriedades a famosa cafeína e são mais fáceis de isolar o sabor e alterá-lo para a fabricação de algum produto.

Sem contar que essas duas plantas contém mais custo-benefícios por serem mais baratas que os grãos de café ou folhas de chás.

Que tal conhecer os alimentos que estão presentes em nosso dia a dia que contém cafeína?

  • Café

Como estamos falando de alimentos que contém cafeína, tenho certeza que como no começo deste artigo você deve ter pensado imediatamente no café, e você está extremamente certo. Afinal, um copo de café coado pode ter entre 95 a 165 mg de cafeína.

  • Chá

Engana-se quem pensa que nenhum chá contém cafeína e pode ser consumido a qualquer hora do dia, principalmente à noite. É preciso ter cuidado nos ingredientes, pois uma xícara de chá pode atrapalhar a sua boa noite de sono. Afinal, algumas ervas que compõem o blend podem conter cafeína.

Fique atento aos seguintes chás:

  • Chá Mate: contém em média 20 a 30 mg de cafeína

  • Chá Verde: contém em média 25 a 40 mg de cafeína

  • Chá Preto: contém em média 15 a 60 mg de cafeína

É claro que essas medidas variam de acordo com o fabricante e procedência do produto. Então, preste bem atenção às informações contidas nas embalagens.

  • Refrigerantes

Quem ama um refrigerante? Mas cuidado com a quantidade. Afinal, muitos fabricantes utilizam a cafeína para alterar o sabor e as quantidades podem variar de 0 a até 40 mg de cafeína.

  • Chocolate

É meus queridos, até em um pedacinho de chocolate para saborear pode ter cafeína. Isso porque o cacau pode conter de 3 a 50 mg da substância.

  • Bebidas energéticas

Quem nunca bebeu um energético para jogar a preguiça de lado e manter-se acordado? Isso acontece por causa da cafeína contida nessas bebidas, pois contém níveis elevados da substância por porção consumida.

  • Achocolatados

Bom, como conversamos anteriormente, o cacau contém em suas propriedades a cafeína e muitos achocolatados utilizam-se deste fruto para a preparação de seus produtos.

  • Medicamentos

Alguns fabricantes utilizam a cafeína em seus medicamentos para aproveitar os efeitos dessa substância para o corpo.

  • Suplementos alimentares

Como já mencionamos no decorrer deste artigo, muitos suplementos alimentares contém cafeína em sua composição. Afinal, ela pode ser muito eficaz para dar mais energia e ser um potente revigorante, principalmente para atletas que desejam ter uma performance melhor em seus treinos.

Aqui na ClinicMais temos suplementos alimentares que contém em sua lista de ingredientes a cafeína, como:


    • Caffeine Mais


Este suplemento foi desenvolvido pensando nos benefícios da cafeína para ajudar a retardar a fadiga e poupar os estoques de glicogênio muscular. Além de estimular a ação rápida, diminui a sensação de fadiga e sonolência, aumenta a capacidade de processamento mental e também promove efeito termogênico.


    • Café verde


O café verde contém cafeína em concentração duas vezes maior do que no grão torrado, por isso apresenta efeito termogênico e também é fonte de ácido glicogênico e um grande aliado para os praticantes de atividades físicas e um parceiro para dietas que visam boa forma.



    • Energy


O suplemento Energy contém em seus ingredientes o guaraná, uma planta que tem em suas propriedades a cafeína. Ou seja, esse suplemento foi pensado e desenvolvido para ser uma combinação de ativos com poder estimulante.


    • TCM Burn


O TCM Burn é uma combinação de café verde, triglicerídeos de cadeia média com cúrcuma e pimenta em cápsulas. Ele foi formulado para reunir ingredientes termogênicos que auxiliassem no gerenciamento de peso.


Além disso, como a ClinicMais traz as origens de mais de 20 anos da marca CháMais, você poderá conferir em nosso site toda a linha de chás. Entre eles contêm alguns que apresentam em sua composição plantas que tem cafeína.

Fique atento às informações das embalagens e qualquer dúvida pode entrar em contato conosco através das nossas redes sociais.

Acesse o nosso site e venha conferir toda nossa linha.

Comentarios


bottom of page