top of page

Clean Label: conheça a nova tendência!




Estamos em um mundo em que as mudanças acontecem de forma constante. Muitas das vezes são perceptíveis, mas em grande maioria acontecem de forma natural e discreta. Em algum momento será necessário essas mudanças, pois todos os indivíduos precisam se adaptar a esse novo mundo.


Saímos da forma convencional de como as coisas eram feitas e chegamos a um patamar em que empresas e pessoas precisam estar conectadas não apenas para oferecer produtos, mas também qualidade, alto padrão, atendimento entre os demais serviços que existem.


Empresas precisam de pessoas e pessoas precisam de empresas, é uma troca mútua. Mas, você deve estar se perguntando “onde você quer chegar com isso ClinicMais”?


Calma, logo você descobrirá.


Segundo o site da Agência Brasil, 80% dos brasileiros buscam uma alimentação saudável, como também segundo o G1 de Santa Catarina, o mercado de alimentos naturais continua a crescer no Brasil, pois como comentado anteriormente, o mercado se adapta para atender o desejo dos consumidores.

Preparados para conhecer a nova tendência do mercado?

O que é Clean Label?

Como você já deve ter percebido, a palavra Clean Label é um termo em inglês que significa rótulo limpo. A ideia principal é que as embalagens dos produtos alimentícios devem ser mais claras em relação aos ingredientes que estão em sua composição, para que o consumidor possa entender o que está comprando.


Também é essencial que esses produtos não possuam aditivos artificiais, sintéticos ou químicos, sendo assim reduzindo as substâncias prejudiciais para o corpo quando ingeridas em excesso como gorduras, sal, açúcar, adoçantes, conservantes, aromatizantes, entre outros.


Você conhece os pilares do conceito Clean Label?

Para entendermos melhor e te auxiliar nas escolhas de produtos realmente saudáveis, você precisará entender os três pilares do conceito Clean Label.


Ingredientes: produtos Clean Label devem utilizar o menor número possível de ingredientes, também devem garantir que eles sejam reconhecidos pelo consumidor.


Além de não ter em sua composição alergênicos, corantes, conservantes, aromatizantes ou saborizantes artificiais.


Nutrição: os produtos devem ser realmente nutritivos e funcionais, que tenham benefícios como auxiliar na manutenção da saúde, ou seja, não poderá ter em sua composição ingredientes como gordura trans e açúcar refinado, mas devem ser ricos em elementos saudáveis como vitaminas e proteínas.


Sustentabilidade: engana-se quem acha que esses produtos são feitos apenas para proporcionar ao cliente uma alimentação saudável, eles também pensam nas embalagens, pois devem ser feitas de maneira que não agridam o meio ambiente.


Lembre-se, esses produtos devem pensar na sustentabilidade, então devem ser escolhidos ingredientes orgânicos, sem qualquer tipo de agrotóxico, adubo químico, insumo artificial ou componentes transgênicos.

Como são feitos os produtos Clean Label?

Como você já sabe os produtos Clean Label são produzidos sem conservantes e aditivos químicos, por isso, empresas que optarem por entrar nesta nova tendência deverão levar em conta toda reformulação do produto, pois precisam ser compostos por ingredientes naturais. Também deve-se pensar em toda a estrutura interna de armazenamento e transportante dependendo do produto (ex: perecíveis).

Como saber se o produto realmente é Clean Label?

Para os produtos serem considerados Clean Label, eles devem se apresentar de forma mais natural possível, sem adoçantes artificiais, sem corantes ou conservantes, também estão associados a ingredientes orgânicos, não transgênicos, livres de alérgenos e glúten, porém, isso não é uma regra.


Essa é uma tendência que está chegando aos poucos no Brasil e aqui ainda não existe uma regulamentação que diga o que é ou não um produto Clean Label, mas para você saber identificar basta verificar o rótulo da embalagem e saberá o que você está consumindo.


Você também pode optar seguir essas diretrizes:

  • Produto 100% natural

  • Lista de ingredientes simples e curta

  • Produtos menos processados

Por que consumir eses produtos?

O motivo associado ao consumo de produtos Clean Label não é apenas por terem ausência de qualquer tipo de produto químico, mas ele vai além disso. Quando você consome esses produtos seu organismo está sendo nutrido por produtos mais naturais e saudáveis, o que contribuirá para sua saúde, longevidade, qualidade de vida e bem-estar.


Afinal, sabemos que produtos cheios de açúcares, sal, gorduras e aditivos são prejudiciais a longo prazo, pois você terá uma alimentação menos nutritiva e futuramente poderá desencadear doenças e obesidade.

Há outros benefícios ao escolher produtos Clean Label?

Além do benefício à saúde e ao meio ambiente, escolher por produtos Clean Label é saber o que você realmente está ingerindo e qual a procedência do alimento, mas também existem pontos importantes quando falamos das vantagens:

  • Refeições de qualidade

  • Ingestão de alimentos naturais e nutritivos

  • Diminuição do consumo de alimentos industrializados e artificiais

  • Saúde e bem-estar por estar consumindo produtos sem substâncias nocivas ao corpo

  • Diminuição do risco de doenças causadas pela má alimentação (obesidade)

Aqui na ClinicMais você encontra produtos Clean Label

Prezamos pela qualidade dos nossos produtos, garantindo a procedência e utilizando matérias-primas de alto padrão, pois um dos nossos propósitos é oferecer mais qualidade de vida e bem-estar em qualquer jornada da sua vida. Acreditamos que o cuidado com o corpo e a mente são indispensáveis no mundo em que vivemos.


Nos preocupamos com o meio ambiente e sustentabilidade, damos importância e cuidado a todos os processos da produção dos nossos produtos, pois queremos garantir que você estará consumindo o que realmente existe de melhor no mercado.

Conheça toda nossa linha acessando aqui!

bottom of page