top of page

Conheça a Medicina Tradicional Chinesa e seus benefícios!



A aculturação da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) nos países ocidentais a partir da década de 1970, emergiu certo interesse em desenvolver pesquisas sobre o assunto. Desde então, há artigos que confirmam sua atuação com um longo percurso futuro.


A Medicina Tradicional Chinesa originou-se ao longo do Rio Amarelo, tendo formado a sua estrutura acadêmica há muito tempo. Ao longo dos séculos, passou por muitas inovações em diferentes dinastias, tendo formado muitos médicos famosos e diferentes escolas. É considerada uma das mais antigas formas de Medicina Oriental.


Mas o que é MTC?


A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é um modelo de tratamento de saúde milenar, que reconhece a relação entre o corpo, a energia e a natureza e, que considera o homem como integrante das forças naturais.


As formulações e seus ingredientes estão relacionados com elementos, que podem ser entendidos como fases ou movimentos das energias Yin e Yang. Cada elemento faz referência a algum órgão ou parte do corpo humano.


O equilíbrio do Yin-Yang, a base principal da Medicina Tradicional Chinesa, diz respeito ao equilíbrio no corpo e seus órgãos. A maior parte dos médicos chineses acredita na existência de vários tipos de Qi.


O Qi é a energia vital!


O seu fluxo no corpo depende do ambiente e do que acontece com esse corpo: lesões, sofrimento físico e má alimentação provocam uma deficiência de Qi.


Cada pessoa e órgão possui um ponto ideal de equilíbrio de yin e yang para ser saudável, e a ideia geral da medicina chinesa é que podemos alcançá-lo através de técnicas medicinais específicas.


O que os especialistas dizem sobre os cinco elementos:


Segundo a astrologia chinesa, o universo é basicamente formado por cinco elementos: água, terra, metal, fogo e madeira. Estes se alinham em forma de círculo e formam uma estrela que define as relações entre eles: afinidade e repúdio.


MADEIRA: Representa a expansão em todas as direções. Está relacionado ao tratamento da parte esquerda do corpo, que incluem o fígado, vesícula biliar, olhos e músculos e tendões.


FOGO: Ascendência de crescimento e amplitude da alegria e do riso. Está ligado ao tratamento da parte superior, cabeça e região cardiorrespiratória.


TERRA: Estabilidade e equilíbrio das emoções. Está associado à melhoria da região gastrointestinal, baço, pâncreas, estômago e boca.


METAL: Relacionado ao tratamento do lado direito do corpo, como por exemplo, o pulmão, intestino grosso, nariz, pele e pêlos. Representando os sentimentos frios.


ÁGUA: Simboliza descendência, ao contrário do fogo é a interiorização. Está relacionada ao trato da parte geniturinária, rins, bexiga, orelhas, ouvidos e ossos.


É importante notar que cada pessoa tem os cinco elementos, podendo ser encontrados em excessos fortalecidos, com deficiência, enfraquecidos ou saudáveis. O tratamento com as formulações e produtos da MTC tem como objetivo equilibrar os diversos elementos para alcançar bem-estar físico e mental.


No Brasil, os produtos da Medicina Tradicional Brasileira chegaram há poucas décadas, entretanto a produção e a comercialização das formulações é reconhecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).


Profissionais, tais como, médicos e farmacêuticos em conjunto com as indústrias estão estudando e aprimorando as formulações e ingredientes na busca de resultados positivos para o consumidor.


Atualmente, a ClinicMais está desenvolvendo pesquisas e fórmulas sobre a Medicina Tradicional Chinesa. Com mais de 20 anos no mercado de produtos naturais e mais de 200 itens em seu portfólio, agora conta também com o lançamento de uma linha exclusiva para MTC.


Essa linha contará com 16 produtos exclusivos da Medicina Tradicional Chinesa, entre eles:


Tribulus Terrestris - bai ji li (Tribulus)

Erva usada como estimulante, podendo ajudar a controlar a pressão arterial, reduzir os níveis de triglicerídeos e ajudar de forma significativa no ganho de massa muscular.


Rhizoma Valerianae - xie cao (Valeriana)

Valeriana officinalis é uma planta medicinal conhecida por ser dotada de propriedades antiespasmódicas, sedativas, calmantes, soníferas e soporíferas. Após estudos, foi comprovada a eficácia do uso de valeriana no combate à insônia, sendo hoje, muito utilizada como medicamento fitoterápico.


Radix Curcumae - jiang huang (Cúrcuma)

Também conhecido como açafrão-da-terra, é uma raiz da família do gengibre e seu uso já se deve há mais de 4000 anos, atuando como um potente fitoterápico. Possui ação anti-inflamatória, estimula o sistema imune, auxilia no alívio de inflamações da pele como eczemas e acnes.


Mas os benefícios da Medicina Tradicional Chinesa não param por aí…


Melhoria da fertilidade e libido;

Função antigripal, antioxidante e antibacteriana;

Auxilia a regular o sono;

Antidepressivo e relaxante;

Redução da fadiga;

Ajuda no tratamento de insuficiência venosa;

Coadjuvante na celulite;


Agora imagine esses benefícios distribuídos em 16 produtos pensados e desenvolvidos com excelência para melhoria da sua vida! Clique aqui e conheça todas as novidades da Medicina Tradicional Chinesa.


Saiba mais em www.clinicmais.com.br e fique por dentro das novidades desta categoria!

bottom of page