top of page

Escolha um lugar para munir de significados e chamar de lar






Já parou para pensar que as pessoas querem um lugar para passar o feriado, para morar, investir, que lhe acolha, forneça segurança, traga sensações e experiências positivas? O lugar é algo próximo, o qual associa-se como íntimo, aquilo que se pode chamar de nosso.


Entende-se que o lugar é apto de significados e isso ocorre quando as pessoas colocam um propósito no mesmo. Cada vez existem mais espaços que percebem a necessidade de investir no planejamento, o qual seja sustentável e ao mesmo tempo atraía as pessoas, que de retorno, mas também que não explore só os recursos da cidade.


Para o autor Gehl (2013), “cidades são locais onde as pessoas se encontram para trocar ideias, comprar e vender, ou simplesmente relaxar e se divertir.” (GEHL, 2013, p. XI). Aquele lugar onde as pessoas gostam de estar, encontram qualidade de vida e segurança, seja na passagem a este local ou pela própria moradia.


Temos orgulho de ver e dizer que Santa Catarina é destaque no cenário nacional, e leva consigo os municípios vizinhos muito em função de suas praias no mercado praieiro. E nas regiões do interior do estado, que também possuem atrativos turísticos, investem em atrativos que estão relacionados à aventura e diversão em meio à natureza, além de destacar traços da cultura regional e, promover experiências diferenciadas aos visitantes que por ali passam.


Já na região Oeste, interior de Santa Catarina, conhecido como o “Grande Oeste” tem destaque por sua paisagem natural e campeira, munido por belas cascatas e cachoeiras. Conta ainda com outras atrações voltadas para gastronomia, turismo rural, festas típicas e ecoturismo.


A cidade de Xanxerê-SC, ou também como conhecida a Capital Estadual do Milho, não pode ficar de fora, é uma ótima opção para aqueles que desejam ter mais qualidade de vida e aconchego em uma pequena cidade. O município conta com aproximadamente 47 mil habitantes. Segundo a página de Turismo da prefeitura “no turismo, Xanxerê conta com o Museu do Milho com um acervo rico em peças, objetos e fotos, destacando antigos métodos de cultivo do milho. Os visitantes encontrarão também belezas naturais como a Cascata S. Manela, Casa da Cultura "Maria Rosa", Praça Tiradentes e áreas de lazer como pesque-pague.”


Além do loteamento fechado Ecozville Lago Residence, onde apresenta um planejamento de place branding que promove a união entre morador e natureza, contando com vários atributos para possibilitar a melhor experiência ao ator, neste caso considerado morador. Se você pensa em ter como "lar" um lugar apaixonante, longe do barulho da cidade e perto do som dos passáros, da água, aqui é o lugar perfeito!


Escolher uma cidade para morar a vida inteira, ou ciclos pode ser fácil para alguns e para outros nem tanto, em alguns casos as pessoas fazem uma seleção de procura de qual seria a cidade ideal para seus planos e propósitos, qual é o lugar que vai trazer tudo o que precisa-se para aquele indivíduo e ao mesmo tempo faça-o feliz? “Uma coisa é certa: todos nós traduzimos nossas próprias ideias de felicidade em forma. Acontece quando você cuida do seu jardim ou escolhe onde viver [...]” (MONTEGOMERY, 2013 apud PEREIRA, 2016, p. 140).


As pessoas estabelecem relações com as suas moradias, lugares onde moram, criando laços; pode-se observar pelos indivíduos que passam uma vida inteira no mesmo lugar e, certamente não tem interesse de se mudar de lá, pelas experiências e histórias que aquele lugar lhe possibilitou. O lugar “deve ser então capaz de fornecer uma imagem que corresponde às expectativas criadas tanto pelos turistas como pelos residentes, criando uma experiência da cidade capaz de gerar satisfação e associações de qualidade da marca.” (AMADO, 2016, p. 34).


Qual é o lugar perfeito que gostaria de chamar de seu lar?


bottom of page