top of page

Dicas para deixar o seu imóvel mais seguro



Sabemos que a cada dia é preciso estar mais atento a nossa segurança e da nossa família, pois percebemos que a cada ano os números de furtos e roubos vem aumentando, principalmente em cidades com grande número de habitantes.


Para se prevenir e evitar que esse tipo de violência ocorra com você ou com sua família é preciso adotar alguns hábitos e medidas de segurança que te auxiliarão a não enfrentar esse problema.


Além disso, não se trata somente de escolher um bairro bom para morar, mas também de investir e incluir recursos de proteção.


Por isso, separamos algumas dicas de hábitos e tecnologias para garantir a segurança de todos.


Vamos conhecer?


1- Câmeras e alarmes


Provavelmente esse é o método mais conhecido por todos, mas extremamente importante porque o objetivo é dificultar a vida dos criminosos incrementando equipamentos que chamem atenção e que eles saibam que estarão sendo filmados e vigiados.


Atualmente, há muitas tecnologias e equipamentos ao nosso alcance para monitorar o seu lar à distância, ou seja, você consegue saber o que está acontecendo em sua residência do trabalho ou até mesmo de uma viagem.


Isso facilita você acompanhar tudo que acontece em sua casa e acionar a polícia caso sentir que há alguma situação suspeita e garantir a sua segurança.


2- Boa iluminação


Você pode até pensar que iluminação é um dinheiro investido e perdido, mas te garantimos que a iluminação pode ser um método importante para afastar a violência da sua residência.


Isso porque, criminosos tendem a preferir casas com pouca iluminação, porque a sua ação se torna menos suspeita e com menos probabilidade de alguém ver alguma coisa e poder testemunhar contra.


Por isso, capricha na iluminação, principalmente nas áreas externas como a entrada e os fundos da sua propriedade. Caso more em apartamentos, procure um condomínio residencial que atenda essas características.


Você também pode optar por luminárias com sensores de presença, pois sempre que for acionada já é um sinal para chamar a sua atenção e saber que tem alguma coisa de errado. Hoje em dia já existem equipamentos que diferenciam animais de pessoas. Por isso, quando acender deve ativar o modo alerta.


3- Portões eletrônicos são essenciais


Sabemos que portões eletrônicos muitas vezes não são baratos, mas além de deixar a sua casa com um ambiente mais moderno e aconchegante eles são muito bons para a sua segurança.


Esse sistema evita que você precise sair do seu veículo para entrar na sua residência evitando que alguém possa lhe abordar e tentar algum tipo de violência.


4- Invista em fechaduras


Graças à tecnologia, podemos ter muitos sistemas de fechaduras eletrônicas que garantem ainda mais a sua segurança.

Hoje, muitas fechaduras digitais abrem por uma senha, por biometria e até mesmo tem câmera para você poder verificar quem está à sua porta mesmo que não esteja em sua casa.


Além disso, esse sistema facilita você verificar através do seu celular se sua porta está trancada e ainda se deseja abrir para algum familiar que esqueceu a senha.


Mas, caso esse sistema for um investimento muito grande, então opte por fechaduras com chave tetra, pois elas são mais resistentes .


5- Procure um condomínio com portaria 24 horas


Caso você não deseje morar em uma casa em um bairro e sim em um residencial, então é preciso ficar atento a alguns itens importantes antes de adquirir o seu imóvel.


Procurar um ambiente que tenha uma portaria 24 horas pode garantir ainda mais a sua segurança, pois os funcionários ficam responsáveis por liberar acessos para as pessoas neste ambiente, ou seja, se você não liberou ou não avisou a portaria, essa pessoa não poderá acessar o residencial.


Além disso, o porteiro pode detectar movimentações diferentes dentro do condomínio e agir a tempo para evitar invasões e crimes.



Alguns hábitos necessários para ajudar a manter o seu imóvel mais seguro:


  • Se sua residência possui muros e portões baixos, analise a possibilidade de aumentá-los;

  • Mesmo que esteja em casa, deixe as portas e portões trancados;

  • Evite guardar muitos itens de valor em casa, como cofres e joias. Caso você possua, nunca comente com nenhuma pessoa a existência deles;

  • Troque as fechaduras das portas e portões caso alguém perca uma das chaves da casa;

  • Evite usar cadeados finos e fechaduras cilíndricas, pois são mais fáceis de arrombar;

  • Se sua casa possui janelas de correr com travas simples, use um pedaço de madeira para impossibilitar a abertura da janela. O mesmo serve para portas onde é possível fazer trancas;

  • Dependendo do modelo de suas janelas, opte por instalar grades;

  • Caso você vá viajar, procure avisar seus vizinhos para que comuniquem se tiver alguma manifestação suspeita dentro da sua residência. Além disso, peça para alguém recolher suas cartas para que não percebam que não há pessoas na casa;

  • Nunca abra a porta da sua casa para quem não se identificar;

  • Caso sua casa possua sacada, é importante que haja alguma janela sobre os balaústres ou até mesmo uma grade para inibir a entrada de criminosos que escalem pelo lado de fora.


Acesse o nosso blog e fique por dentro de tudo!


bottom of page