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Fiat lança Nova Strada e reinventa, mais uma vez, o segmento de picapes no Brasil


Líder absoluta da categoria há 20 anos, segunda geração chega ao mercado nacional totalmente renovada. - Reconhecida ao longo de sua história pela versatilidade, qualidade, confiança, robustez e custo-benefício, a Nova Strada evolui seus atributos e inova principalmente no design, tecnologia e segurança. - Ampla gama de versões com a inédita cabine dupla de quatro portas e, única na categoria para cinco ocupantes, faz da picape a melhor opção para atender múltiplos usos (trabalho e lazer). - Controle de tração avançado E-Locker (TC+), controle de estabilidade e assistente de partida em rampa são itens de série em todas as versões; quatro airbags na cabine dupla e faróis de LED (versão Volcano) tornam a Nova Strada o modelo mais seguro do segmento. - A nova central multimídia Uconnect 7”, com Apple CarPlay e Android Auto com projeção wireless, é um dos equipamentos mais modernos de infoentretenimento do mercado. - Versões Cabine Plus contam com o maior volume de carga da categoria (1.354 litros). - Moderno e eficiente, motor 1.3 Firefly é o mais econômico da categoria e único com nota A de consumo pelo Inmetro. - Com ótimo ângulo de entrada (24 graus) e maior altura de solo da categoria (até 214 mm), modelo traz ainda maior robustez. Em épocas de grandes mudanças, a Fiat se preparou para novos tempos. E a Nova Strada é o mais recente lançamento que aponta a marca nessa direção. Em sua segunda geração, a picape compacta evoluiu por completo para manter sua liderança de duas décadas de mercado. A chegada da Nova Strada destaca a especialização da Fiat como fabricante de picapes para todo tipo de uso. Um dos maiores méritos do projeto foi de manter as qualidades pelas quais o veículo sempre foi reconhecido – versatilidade, qualidade, confiança, robustez e custo-benefício no uso de trabalho – para atender também o consumidor que deseja um veículo moderno, tecnológico e seguro para a família e o lazer. Por isso, a marca inova, uma vez mais, ao apresentar a inédita configuração cabine dupla com quatro portas e homologada para cinco passageiros. Com a Nova Strada e a picape Toro, a Fiat conta com os dois veículos mais vendidos do Brasil no segmento de comerciais leves. No importante segmento das picapes (12,9% dos veículos comercializados no país em 2019), os dois modelos somados colocaram a marca com 41,4% das vendas na categoria no ano passado. Isso significa que, de dez picapes vendidas no país, quatro são da fabricante instalada em Betim (MG). Os números robustos da picape compacta fizeram com que sua produção batesse o recorde de um milhão de unidades em 2014. Já são mais de 1,5 milhão de exemplares da Fiat Strada vendidos até hoje e, no ano passado, o modelo bateu seu recorde histórico de vendas com 58,2% de participação no segmento. Design inovador O visual da Nova Strada está em linha com o design bem-sucedido dos últimos lançamentos da Fiat. Mesmo inspirado nos elementos da picape Toro – vencedor de cinco prêmios nacionais e internacionais de design, inclusive o cobiçado Red Dot Award – o modelo tem identidade própria. Com influência italiana, para ser funcional e emocional ao mesmo tempo, todo o desenvolvido foi realizado no FCA Design Center Latam do Polo Automotivo Fiat, em Betim (MG). Sua forte presença é marcada por uma frente elevada, com destaque para os faróis de LED afilados com luzes DRL (Daytime Running Light). O conjunto ótico produz 1.700 lúmens, cerca de 20% mais luminosidade que seu principal concorrente. Ainda na dianteira, a grade imponente abriga o logo script da marca no centro da peça e traz o discreto e elegante Fiat flag, que compõe a nova identidade visual que os carros da fabricante receberão daqui para frente. O capô vincado sugere a força e a robustez que caracterizam o veículo. Nova base de desenvolvimento A total renovação da Nova Strada 2021 começa com a plataforma MPP, dedicada exclusivamente ao desenvolvimento da nova picape. Com 10% a mais em rigidez torcional, o modelo aumentou sua já reconhecida resistência e durabilidade estrutural. Isso se deve à utilização de aços nobres em hot stamping e aços de alta e ultra alta resistência em 90% de sua base (under body), garantindo mais segurança pela melhor integridade do habitáculo e maior eficiência energética. Por meio da plataforma MPP, também foi possível abrigar uma nova suspensão dianteira e traseira pensando na melhoria do conforto e da dirigibilidade do veículo. Há novas molas, amortecedores e geometria, além de novas travessa de suspensão e barra estabilizadora na dianteira, e novo eixo traseiro. Agora a Nova Strada tem maior altura do solo (de até 214 mm). Os ângulos de entrada (de até 24º) e saída de obstáculos (até 28º) estão entre os melhores da categoria. Além disso, o novo posicionamento da suspensão traseira permitiu maior vão de carga na caçamba entre as picapes da categoria: os 1.059 mm entre as torres no compartimento de carga facilitam muito a acomodação de grandes volumes em sua grande caçamba: são 844 litros na cabine dupla e nada menos que 1.354 litros na Cabine Plus. A capacidade de carga também vai além e varia de 650 kg na versão para cinco ocupantes para até 720 kg na configuração de entrada. Todos esses números demonstram a grande versatilidade e a desenvoltura ampliada da nova picape para qualquer situação de uso. Tecnologia de ponta A moderna plataforma MPP permite uma arquitetura com equipamentos sofisticados. Como itens de série em todas as versões, a Nova Strada recebeu, entre outros recursos, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa e controle de tração avançado E-Locker (TC+). Trata-se de um sistema voltado para situações de off-road leve, que auxilia em manobras do veículo que se encontra em terreno escorregadio e com a roda patinando. Ao acionar a tecla TC+, o equipamento transfere mais torque para a roda com maior aderência, fazendo com que a picape vença mais obstáculos. A função é desativada automaticamente a partir de 65 km/h. O mesmo TC+ ativa o ABS Off-Road, uma calibração que melhora o comportamento de frenagem do veículo quando é necessário o acionamento do ABS em superfícies deformáveis (areia, terra, brita, neve), permitindo o travamento da roda por breves instantes e formando “cunhas” de material na frente da roda. Esse material melhora a aderência dos pneus e a manobra, reduzindo a distância de parada em piso de pouca aderência. As versões Endurance são equipadas com o motor 1.4 Fire, que gera potência de 88 cv a 5.750 rpm (etanol) e 85 cv a 5.750 rpm (gasolina). Seu torque é de 12,4 kgfm com gasolina e 12,5 kgfm com etanol, ambos a 3.500 rpm. A partir da versão Freedom, a Nova Strada dispõe de direção com assistência elétrica, sensor de pressão dos pneus, volante multifuncional, retrovisores elétricos, quadro 3,5” de TFT, capota marítima e, entre outros itens, rodas de liga leve, impulsionadas pelo moderno motor 1.3 Firefly de quatro cilindros, com 109 cv de potência a 6.250 rpm e 14,2 kgfm de torque (etanol); com gasolina, são 101 cv a 6.000 rpm e torque de 13,7 kgfm a 3.500 rpm. Trata-se do propulsor mais eficiente e econômico do segmento e com nota A de consumo pelo Inmetro. Interior funcional Além do visual imponente e de todas as evoluções técnicas que a Nova Strada apresenta, o desenvolvimento da nova picape levou em consideração a praticidade que os clientes esperam encontrar em seus deslocamentos nos centros urbanos. Para aumentar o conforto a bordo, os consumidores dispõem de fácil acesso pelas suas inéditas quatro portas, além do cuidado no banco traseiro para acomodar três adultos com conforto. As portas dianteiras se abrem em 70º e as traseiras em 80º, facilitando o acesso a motorista e demais ocupantes. O passageiro do banco central também conta com cinto de três pontos e encosto de cabeça. Internamente, a cabine aumentou em 30% o número de porta-objetos, que agora somam 15 litros de espaço útil para os mais variados usos. São lugares especiais para celulares, garrafas, latas, carteiras e outros objetos pessoais, sempre à mão dos ocupantes. Segurança exemplar A segurança da Nova Strada é garantida pelo desenvolvimento do projeto mais moderno já realizado em torno de uma picape compacta no Brasil. São as novas suspensões que asseguram ótima estabilidade e dirigibilidade, direção com assistência elétrica progressiva (mais direta com o aumento de velocidade), faróis de LED, luzes de posição e lanternas com ótima visualização, além de recursos eletrônicos de última geração, como os controles de estabilidade, tração avançado (TC+) e assistente de rampa, que facilita a partida em subidas íngremes. Além desses equipamentos, a Nova Strada conta com estrutura reforçada, que foi sistematicamente testada no Safety Center da FCA Latam, em Betim (MG). O veículo foi avaliado em crash tests convencionais, inclusive com um inédito teste de impacto lateral contra poste. Mopar: garantia de 3 anos e ampla lista de acessórios Um veículo tão significativo e com tantas evoluções como a Nova Fiat Strada não poderia ficar sem um programa de pós-vendas à altura. Por isso, a Mopar, marca de peças, acessórios, serviços e atendimento ao cliente da FCA, preparou uma série de novidades para aprimorar a experiência do consumidor da picape. A começar pela garantia de fábrica que, pela primeira vez na história do modelo, passa a ser de 3 anos, com a possibilidade de adquirir um dos planos da Garantia Adicional Fiat de 12 ou 24 meses, para chegar a até 5 anos de cobertura. E o mais importante: essas opções – plano Amplo, com mais de 10 mil itens de cobertura, e plano Motor e Câmbio, focado em itens essenciais – podem ser adotadas inclusive por clientes profissionais, uma exclusividade na categoria. O plano de revisões da Nova Strada é o mais competitivo do segmento e por isso também se destaca. Nas versões com motor 1.3, por exemplo, o valor das três primeiras revisões é de R$ 1.284, 27,3% mais baixo que o da principal concorrente. Quando se analisa o trio de revisões iniciais das versões com propulsor 1.4, o custo total é de R$ 1.336, 22% a menos do que na mesma rival em versão equivalente. Opcionais e preços A gama da Nova Strada dispõe de pacotes de opcionais para atender variados gostos do consumidor. A versão Endurance tem: Pack Worker (alarme, travas e vidros elétricos, break light, fechadura elétrica na caçamba, comando elétrico na tampa do combustível e banco do motorista com ajuste de altura); Pack Audio (rádio, autofalantes, porta USB frontal e volante multifuncional); e Pack Teck (central multimídia Uconnect 7”, display digital de 3,5 polegadas no painel de instrumentos, alto-falantes, duas portas USB, controles de áudio no volante parcialmente em couro, câmera de ré e sensor de estacionamento).


Fonte: Fiat Botta

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