top of page

Nootrópicos: as drogas inteligentes que turbinam o cérebro



Quantas vezes você já foi improdutivo por faltar criatividade? E quantas vezes já se distraiu nas aulas por não conseguir ficar concentrado? Ah, agora conta pra gente, quantas vezes esqueceu a chave ou onde estava o celular?


Isso são problemas comuns e que a grande maioria da população vive no seu dia a dia. Mas, imaginou como seria maravilhoso poder toda manhã consumir um comprimido que tivesse como objetivo te deixar mais concentrado, focado e que ainda melhorasse a memória, a criatividade e a produtividade?


Falando assim parece até coisa de filmes futuristas, não é mesmo?! Mas se eu te contar que isso já acontece e que é um uma nova tendência, você acreditaria?


Segundo a BBC NEWS, cada vez mais pessoas estão fazendo isso, como no Vale do Silício. Para quem não conhece, este local é considerado a capital mundial da indústria tecnológica onde as “smart drugs”, ou mais conhecido aqui no Brasil como nootrópicos, vêm se popularizando nos últimos tempos.

O que é nootrópico?


Os nootrópicos, conhecidos como drogas da inteligência, são substâncias com ação cerebral, capazes de turbinar o cérebro. Auxiliam no foco, atenção, memória e raciocínio. São bastante utilizados, pois ajudam na melhora da performance intelectual tanto para pessoas diagnosticadas com TDAH e depressão, como também em indivíduos que desejam potencializar a performance cognitiva, a memória e a produtividade nos estudos ou no trabalho.


Qual a história dos nootrópicos?


O nome dessas substâncias vem do grego “nóos” (mente) e “tropo” (direção). O termo nootrópico foi usado pela primeira vez em 1972 pelo psicólogo e químico romeno Corneliu Giurgea, para se referir a uma droga que aumentava a capacidade mental sem causar efeitos colaterais.


O interesse pelas “smart drugs” se tornou popular especialmente entre os investidores do mercado financeiro, empresários e programadores do Vale do Silício. Mas, será que realmente vale a pena consumir essas substâncias?


As primeiras pesquisas científicas sobre a ação dessas substâncias no cérebro humano foram feitas em pessoas que tinham deficiência intelectual e os resultados foram bastante satisfatórios.


Em sequência dos bons resultados, decidiram estender a pesquisa para pessoas que não apresentavam alterações intelectuais e novamente obtiveram resultados positivos, mostrando a efetividade em relação à memória e raciocínio.


A perda da capacidade cognitiva atinge mais de 80% das pessoas a partir de 30 anos. Isso acontece por conta da redução do hormônio chamado de pregnenolona e conforme envelhecemos a tendência é diminuir ainda mais, resultando até na perda de memória.

Como os nootrópicos atuam?


Essas substâncias têm como alvo os neurotransmissores, atuando como mensageiros químicos. Transportam, estimulam e equilibram os sinais dos neurônios, células nervosas e outras células do corpo. Após isso, o neurotransmissor atravessa a lacuna entre as células e se liga a outro neurônio, estimulando e inibindo o neurônio receptor.

O foco maior dos nootrópicos está ligado à atuação significativa dos transmissores ligados a concentração, cognição e memória, como a acetilcolina, a dopamina e a noradrenalina.


Também podemos ficar tranquilos, pois apesar do nome popular ser conhecido como drogas da inteligência, essas substâncias são regulamentadas pela Anvisa e não tem como objetivo a dependência por parte dos consumidores.

Quais os benefícios ao consumir nootrópicos?


Como você já deve ter visto, os nootrópicos ajudam a turbinar a memória e raciocínio, isso porque agem principalmente aumentando o fluxo sanguíneo e o fornecimento de nutrientes que vão para o cérebro.


Sendo assim, estimulam a formação de neurônios novos (neurogênese), além de novas conexões e sinapses.


Alguns desses benefícios são:

  • Aumento da dopamina, acetilcolina, noradrenalina

  • Aumento do metabolismo cerebral

  • Aumento da energia mental

  • Melhora a memória

  • Melhora a capacidade de aprendizagem

  • Proteção do cérebro contra danos físicos e químicos

Tipos de nootrópicos da ClinicMais


Aqui na ClinicMais você também encontra suplementos alimentares de alto padrão para dar aquela turbinada que seu cérebro precisa para ser muito mais produtivo. Confira:

O Ansiozen é um suplemento alimentar que contém em sua composição magnésio e L-triptofano.


O triptofano é um aminoácido essencial utilizado pelo cérebro, junto com o magnésio, para produzir serotonina, um neurotransmissor importante nos processos bioquímicos do sono e do humor.


O magnésio ajuda a diminuir o cansaço e contribui para o funcionamento normal do sistema nervoso.


Com a junção desses nutrientes, este suplemento alimentar ajuda no tratamento da depressão, colabora na prevenção do estresse e diminui a ansiedade. É aliado ao sono e melhora o humor.


Combinamos as propriedades das vitaminas e minerais para dar um “UP” na saúde do cérebro.

O objetivo desse suplemento alimentar é auxiliar a turbinar o raciocínio, aumentar o foco e concentração, preservar memórias e lembranças. Seus princípios ativos também melhoram o desempenho cerebral e as habilidades cognitivas.


O L-treonato é um ácido derivado da vitamina C, que quando aliado ao magnésio contribui para que aconteça uma melhor absorção deste mineral.

Atua como facilitador da entrada de magnésio nas células neurais, isso irá proporcionar benefícios principalmente para o sistema nervoso e cerebral.


Muitos conhecem a creatina somente como um suplemento que auxilia a potencializar e melhorar o desempenho esportivo, usado principalmente por atletas devido a praticarem atividades físicas mais intensas.


Estudos recentes apontaram novas funcionalidades desse suplemento alimentar, tendo efeito positivo sobre a memória de trabalho e inteligência. Isso porque essas substâncias agem diretamente no sistema nervoso central, o que ajuda a estimular os neurotransmissores, aumentando a performance intelectual e cognitiva.


Acesse o nosso site e confira toda a nossa linha!

bottom of page