Piso aquecido: vale a pena investir?
- marketing21391
- 20 de out. de 2022
- 4 min de leitura

Chega de passar frio, não é mesmo!? Afinal, graças às novas tecnologias e ideias a nossa vida e rotina vem se adaptando e nos proporcionando mais bem-estar e qualidade de vida. Mas, por que viemos falar de piso aquecido hoje?
Bom, os futuros moradores do Ecozville Lago Residence já podem começar com os seus projetos e construir os seus lares aqui no residencial, então hoje viemos te auxiliar a proporcionar mais bem-estar a toda a sua família.
Os pisos aquecidos podem ser um ótimo investimento e hoje você vai poder descobrir tudo sobre isso com a gente. Partiu conferir?
Como tudo isso funciona?
Qual a sensação de chegar em casa? A gente ama chegar em nosso lar e sentir o aconchego de um ambiente quentinho, principalmente em dias de frio, e para garantir que isso possa acontecer a solução são os pisos aquecidos.
Você pode até pensar em usar o ar-condicionado, mas ele tende deixar o ar mais seco. Esses sistemas de climatização como o piso aquecido visam ser diferentes, pois aumentam a temperatura da casa sem alterar a composição do ar.
Mas o que é piso aquecido?
É exatamente o que você está imaginando e ao pé da letra. Piso aquecido pode ser conhecido também como um piso térmico ou piso radiante, que nada mais é que um sistema de aquecimento instalado embaixo do piso para controlar a temperatura do ambiente.
Essa tecnologia existe há tempos e é muito utilizada fora do Brasil, principalmente em países com frios rigorosos, mas esse termo está aos poucos ganhando o coração dos brasileiros pela facilidade da instalação e manutenção e, é claro, pela qualidade de vida que ela proporciona.
Mas você sabia que essa ideia é ainda mais antiga do que imaginamos? Há registros da utilização do piso aquecido por volta dos anos 100 a.C., quando era utilizada pelos coreanos.
Quais são os sistemas utilizados para o aquecimento do piso?
São utilizados dois tipos de sistemas que variam bastante conforme o tamanho do imóvel, sendo eles:
Sistema elétrico
Esse tipo de sistema é feito por cabos calefatores que são dispostos de forma simétrica e paralela embaixo do piso.
O cabo se aquece e transmite calor para o piso e a temperatura é controlada por meio de um termostato digital onde você também pode programar e distribuir o calor de forma individualizada em cada ambiente.
Sistema hidráulico
Esse sistema é feito por uma tubulação disposta embaixo do contrapiso por onde passará água aquecida (geralmente aquecida em caldeira à gás).
O legal deste sistema é que ele pode ser reaproveitado no aquecimento da água consumida pela casa. Uma ótima opção para quem tem ambientes grandes.
Quais as vantagens do piso aquecido?
Piso aquecido, independente do sistema hidráulico ou elétrico, pode ser perfeito para regiões onde o inverno é mais intenso, como nos estados do Sul, mas é interessante para usar naquele ambiente mais gelado da casa. É bom para imóveis onde a luz solar não costuma aparecer.
Para quem tem crianças também pode ser uma ótima opção para evitar resfriados.
Também não é preciso instalar em toda a residência, mas em áreas mais utilizadas pela família. Afinal, pode garantir mais conforto e aconchego para todos.
Além disso, o piso aquecido propaga calor de baixo para cima, possibilitando a mesma temperatura para todo o ambiente.
O ar também ajuda a esquentar as paredes, isso é importante pois elas são capazes de segurar o calor residual ajudando a evitar problemas com mofo e bolor.
Com o piso e as paredes aquecidas, em consequência, as roupas e cama também esquentam rapidamente e evitam a umidade das mesmas.
Ele também é um sistema seguro, agrega valor ao imóvel, fácil de instalar e exige pouca manutenção.
Mas lembre-se de consultar um especialista no assunto que possa te orientar da melhor forma possível.
Quais são os passos para instalação?
Se você optar por essa tecnologia, precisa primeiramente definir os ambientes, escolher o revestimento e qual sistema pretende utilizar. Como comentamos, procure sempre a orientação de um profissional especializado. A partir daí a instalação seguirá os seguintes passos:
Isolamento térmico sobre o piso bruto
Régua de fixação
Cabos calefatores ou tubulações
Tela
Contrapiso
Revestimento
Lembre-se que se o seu imóvel já está construído e finalizado, a instalação do piso aquecido pode ser bem trabalhosa e exigirá uma grande reforma. Por isso, é preciso estar preparado para isso.
Além disso, o piso aquecido precisa obrigatoriamente estar embaixo do contrapiso e vai ser preciso considerar a altura do pé-direito, pois o piso aquecido ficará mais alto do que o normal.
Qual o melhor piso para instalar o sistema?
É preciso pensar no revestimento, ou seja, o piso propriamente dito. Os pisos frios transmitem melhor o calor de baixo para cima e são as opções mais recomendadas.
Porcelanato e cerâmica
Esse tipo de piso pode ser uma ótima opção. Afinal, são bons condutores de calor e também eles não se expandem à medida que aquecem ou contraem enquanto esfriam, uma ação que poderia causar rachaduras.
Piso laminado
Por ser um piso composto de materiais derivados da madeira, não se expandem ou se contraem.
Madeira
Esse material precisa ser analisado com mais cuidado. Por ser um material natural, ele pode se contrair e expandir, por isso precisa de um sistema que distribui o calor de maneira suave e controlada.
Pedra natural
Granito, mármore, arenito e outros tipos de piso de pedra natural apresentam uma maior conservação de calor em ambientes fechados porque são menos porosos.
Vinílicos
O vinílico é composto por cloreto de vinila, ou PVC, que aquece e esfria rapidamente. É um material de alta condutividade térmica, ou seja, o calor se distribui de maneira rápida e uniforme.
E aí, já pensou ter um lar super aconchegante e que atenda as necessidades de toda família, sem contar que poderá dizer adeus aos pés gelados?
Confira mais dicas e informações para deixar o seu lar aqui no Ecozville ainda mais aconchegante e prazeroso de viver e relaxar em nosso site. Afinal, você merece viver de verdade!
Comments