top of page

Sustentabilidade: Hilê investe na instalação de mais de 770 placas solares



Diante do cenário que vivemos atualmente, a busca pela sustentabilidade é constante para gerar cada vez menos impacto no meio ambiente. Visando isso, um mercado que cresce a cada dia e ganha mais espaço é o de empresas que instalam usinas de captação e geração de energia solar.


Gerar uma energia mais limpa se tornou prioridade para muitas empresas que buscam a sustentabilidade e também diminuir os gastos com energia elétrica. E visando a sustentabilidade e um menor impacto para o meio ambiente, a Hilê também investiu nessa geração de energia limpa.


Foram instaladas 772 placas solares em toda a empresa que já estão gerando energia limpa e sustentável, afinal, o sol é uma fonte gratuita e inesgotável de energia. Essas placas instaladas equivalem a 13.335 árvores plantadas.


Para a instalação, contamos com a parceria de uma empresa especialista nesse nicho, para que tudo ficasse funcionando perfeitamente, sem causar nenhum tipo de prejuízo.


Nos preocupamos sempre em oferecer o melhor a nossos clientes, então, nada melhor do que assumirmos esse compromisso com o meio ambiente. Uma geração de energia mais limpa beneficia a todos.

A busca por uma produção de energia mais sustentável está aumentando a cada dia. Uma prova disso é que a instalação de placas solares cresceu quase 50% até a metade de 2021. Isso mostra que as pessoas buscam por uma produção de energia mais limpa e, ainda, querem economia na conta de energia elétrica.


Vantagens da utilização de energia solar


Apesar de ser um investimento caro no primeiro momento, ter uma usina de energia solar em casa ou na sua empresa pode representar uma economia que pode chegar a 95%. Além disso, as placas tem duração média de 25 anos, sendo que o investimento inicial é abatido em até sete anos.


O Brasil é um país com muito potencial para produção de energia solar, uma vez que o Sol está presente em todas as estações do ano em abundância. Entretanto, ainda é um sistema com valor elevado para ser instalado pois há pouco incentivo para sua utilização.


Ademais, a crise hídrica pela qual o país passa há alguns anos, com agravamento nos meses mais secos, faz com que a energia proveniente das usinas hidrelétricas fique cada vez mais cara. Por isso, a procura pela geração de energias mais limpas e renováveis se torna cada vez mais popular.


O sol é uma fonte de energia renovável, gratuita e inesgotável, sendo a forma de geração de energia mais persistente entre as energias renováveis. É a mais segura para se investir, uma vez que a luz solar é abundante e sempre estará presente. E, apesar de não haver a geração de energia durante a noite, ela pode ser armazenada em pequenas quantidades. Inclusive, com o avanço da tecnologia, o objetivo é que, com o passar do tempo, haja a possibilidade de armazenar cada vez mais essa energia.


Outra vantagem de investir na geração de energia solar é que ela é gerada de forma totalmente silenciosa e não é necessária uma grande manutenção. Por não possuir peças móveis, apenas é necessário fazer uma limpeza anual em todo o sistema, durante todo o período de vida útil dele. Além disso, sua instalação pode estar aliada a rede elétrica convencional para que, na falta de uma, a outra continue suprindo sua necessidade.


Apesar de hoje ter um custo de instalação elevado, com o avançar da tecnologia esse preço está diminuindo e se tornando uma opção mais barata. Por reduzir a conta de energia elétrica, esse é um investimento que vem sendo pensado por muitas empresas e até mesmo famílias como alternativa para diminuir os custos mensais.


Energia solar para empresas


A instalação de placas solares em empresas para captação e geração de energia é uma opção para os gestores que precisam lidar com diversas variáveis todos os dias e, dessa forma, conseguem ter mais controle sobre os gastos com energia. Assim como qualquer outro sistema de geração de energia fotovoltaica, em uma empresa também a economia pode chegar em até 95%.


Nas empresas, a energia produzida pelo sistema fotovoltaico pode ser utilizada em todos os setores e operações cotidianas da empresa. A grande diferença entre uma instalação residencial e empresarial é a quantia de placas solares utilizadas. As placas captam a energia solar e transformam de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA).


Além disso, as empresas podem optar por três tipos principais de sistema fotovoltaico, sendo eles: on-grid, off-grid e híbrido.


Sistema on-grid: sistemas conectados à rede de distribuição pública de energia. É um dos mais populares pois aliam a comodidade do acesso à rede de distribuição com a economia da geração de energia solar.


Esse sistema funciona de forma independente, utilizando a energia solar, mas está ligado à rede de energia elétrica que pode ser usada durante a noite ou em dias nublados e chuvosos.


Uma vantagem interessante desse sistema é que a energia excedente se torna crédito com validade de até cinco anos. Esses créditos abatem o valor da conta de luz quando é utilizada a energia fornecida pela rede.


Além disso, os créditos podem ser utilizados por outras unidades, desde que estejam dentro do raio de cobertura e tenham a mesma titularidade. Ou seja, uma empresa com várias filiais pode usar os créditos de energia solar em outra unidade, mesmo as que não produzem energia fotovoltaica.


Sistema off-grid: esse sistema funciona de maneira totalmente independente, ou seja, não tem conexão com a rede de distribuição de energia. Nesse tipo de sistema a energia que não é utilizada fica armazenada em baterias para garantir o abastecimento durante a noite e em dias de chuva ou baixa luminosidade.


Esse sistema maximiza a economia e é especialmente útil para empresas instaladas em lugares remotos ou que enfrentam problemas com o abastecimento de energia.


Sistema híbrido: esse sistema é capaz de levar a economia de energia ao seu patamar máximo e garantem a eficiência de seu funcionamento. Ele une o melhor dos dois mundos, sendo que utiliza baterias e conexão com a rede de distribuição para maximizar os resultados.


Um sistema híbrido pode proteger as operações da empresa contra quedas de energia e oscilações no serviço da rede de distribuição durante a noite, garantindo que a produção continuará funcionando normalmente.


Como o valor da energia elétrica sofre diversas variações, investir em um sistema fotovoltaico garante economia e uma estabilidade, além de produzir energia de forma limpa e sustentável.


O baixo volume de chuva faz com que os níveis das hidrelétricas fiquem baixos, encarecendo a energia elétrica. Inclusive, com a implantação das bandeiras tarifárias, não há sinais de que esse tipo de energia seja barateado.


E a energia solar tem essa vantagem de não ser afetada por essas tarifas, garantindo custos reduzidos e alto retorno do investimento pouco tempo depois da instalação do sistema.


Em suma, investir em um sistema de energia solar fotovoltaico é sinônimo de sustentabilidade e economia. Com o avanço da tecnologia e a energia hidrelétrica cada vez mais cara, essa é uma das melhores soluções, por ser uma produção de energia limpa, renovável e com grande durabilidade.


Acompanhe todas as novidades aqui da Hilê pelo nosso perfil no Instagram e nossa página no Facebook!


bottom of page